A indústria, que deve fechar 2014 com uma retração de 1,5%, terá uma expansão de 1%, em 2015. As previsões estão no Informe Conjuntural – Economia Brasileira, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os resultados da economia, para cima ou para baixo, refletem de maneira significativa no dia a dia das organizações e empresas, de todos os ramos e segmentos de mercado. Ajustes sempre são necessários, ora para fazer frente aos tempos de retração e de baixo crescimento nos negócios, ora para tornar as empresas ágeis e competitivas para o aproveitamento de novas oportunidades.
Em tempos de instabilidades e incertezas ou de crescentes oportunidades, a gestão da informação para análise pontual de riscos e oportunidades, é o que pode determinar qual o caminho mais seguro para as decisões que se fazem necessárias.
Diante deste contexto, um sistema ERP, que tem por fundamento disponibilizar de maneira integrada e linear, o conjunto de informações de todos os processos que uma empresa ou organização qualquer realiza, é o que vai permitir-lhes alcançar índices de performance em níveis de excelência.
Veja abaixo, por exemplo, uma lista rápida de algumas das importantes potencialidades de um Sistema ERP:
• Integra os processos e disponibiliza informações precisas, e em tempo real, entre as áreas de produção e de gestão, em todas as unidades de negócios da empresa
• Executa tarefas críticas da empresa, aumentando a qualidade dos serviços aos clientes, melhorando a imagem da empresa
• É a melhor solução para uma eficiente gestão de projetos
• Escalável, permite fácil ajuste as inovações tecnológicas
• Possibilita a resolução de muitos dos problemas comuns nas empresas: gestão de estoques, financeira, comercial, compras, produção, manutenção, serviços e controle de qualidade
• Não destina-se apenas as necessidades atuais da empresa, pois fornece oportunidades de melhoramento contínuo com valiosas informações disponibilizadas para a tomada de decisões
Em síntese, podemos inferir que a implantação de um sistema ERP propicia diversas melhorias perceptíveis a uma organização, entre elas destaque-se a maior confiabilidade dos dados, sempre disponíveis, em tempo real, para a tomada de decisões.