Fsist e o download de XML de NFe: o que aconteceu

download de XML de NFe

Atualização: O que deixa de funcionar a partir Julho de 2020

Fsist e o download de XML de NFe: o que aconteceu.
Ter acesso às NFes é uma das tarefas mais importantes para o responsável pela escrituração de obrigações e organização contábil da empresa. A partir de julho de 2020, baixar XMLs de NFes e CTes vai mudar.

Isso acontece porque o CONFAZ anunciou nos ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18 sobre a obrigatoriedade do uso do certificado digital A1 ou A3 para baixar o XML, com as informações completas e validade jurídica.

Dessa forma, baixar XML no Fsist, DANFe online, Web DANFe e outros pela chave de acesso pode ser inviabilizado. Entenda abaixo como funcionará a partir de julho de 2020, quais soluções continuam e quais param de funxionar.

Baixar XML por chave de acesso sem certificado digital

Até junho de 2020, bastava “digitar a chave da NFe” no Fsist para obter o XML da Nota Fiscal. Não era necessário utilizar o certificado digital nem no site oficial da Sefaz para baixá-lo.

Essa era uma das principais funcionalidades desses sistemas e esse download do XML por essas alternativas deixará de funcionar a partir do dia 7 de julho de 2020.

No entanto, a opção de converter XML para DANFe (Documento Auxiliar de NFe) ou DACTe (Documento Auxiliar de CTe) continuará funcionando, já que não depende de autorização da Sefaz.

Nesse contexto, entenda melhor o que acontece com o Fsist a partir do dia 7 de julho de 2020:

⛔ Indisponível a consulta de XML de NFe ou CTe a partir de qualquer chave de acesso;
⛔Indisponível a consulta de XML de qualquer documento fiscal sem certificado digital;
⛔Indisponível o download de XMLs em lote pela função paga sem certificado digital;
🆗 Disponível o download de XMLs em lote com certificado digital;
🆗 Disponível a conversão de XML de NFe para DANFe e XML de CTe para DACTe.


Desde a alteração da Sefaz no portal da NFe, sites como Fsist ficaram impedidos de fazer o download de XML de NFe sem certificado digital. Os ajustes Sinief 16/18 e 17/18 anunciaram a obrigatoriedade da consulta com certificado digital.

As Secretarias da Fazenda de 13 estados, incluindo São Paulo (SP), pararam definitivamente a consulta de NFe por chave de acesso sem certificado digital através de seus portais.  O site da Sefaz nacional ainda está realizando a consulta mas, ao que tudo indica, deve parar de oferecer essa opção em breve.

A instabilidade do Fsist deixou muitos contribuintes inseguros e, nessa última segunda-feira (06), o site anunciou novamente que não conseguirá mais consultar NFes. Entenda agora o que aconteceu:

Download do XML por Captcha e reCaptcha (sistema Fsist)

Até o final de abril, o site Fsist consultava a chave de acesso da NFe inserida pelo usuário no site da Sefaz, quebrando o “Captcha” (letrinhas). Esse XML fornecido pelo site não tinha validade jurídica, mas era utilizado por muitas empresas que precisavam de NFes.

A Sefaz nacional mudou a sua verificação do “Captcha” para o “reCaptcha”, uma forma um pouco mais atualizada de conferir se o usuário não é um robô. Por isso, durante alguns dias o Fsist deixou de funcionar mas depois conseguiu quebrar o “reCaptcha”.

Antigo “Captcha”:

download de XML de NFe

Agora o “reCaptcha”:

ReCaptcha

No dia 06/05/2019 (segunda-feira), o Fsist deixou de consultar NFe gratuitamente. No site aparece a seguinte mensagem:

Consulta de NFe no Fsist

Download de XML diretamente pelo sistema ERP

As ferramentas Fsist e outras utilizam robôs que buscam a NFe no portal da Sefaz, quebrando o “Captcha” ou “reCaptcha”. Eles copiam o conteúdo do site e constroem uma Nota Fiscal artificialmente.

O módulo de gestão de NF-e do ERP Spalla utiliza o mesmo certificado digital para fazer o download do XML diretamente do site da receita, a busca é feita de forma automatizada, a cada 5 minutos, e a NF-e fica pronta para fazer a entrada no Sistema