Usando a tecnologia para otimizar as operações da sua empresa.
Para fazer uma empresa crescer com competitividade, é necessário antes, adotar processos de automação que sejam eficientes, capazes de gerir melhor todos os recursos dentro de uma organização.
Para isso, uma sugestão são as ferramentas de gestão, como o software ERP, do inglês “Enterprise Resource Planning”, ou “Planejamento de Recursos da Empresa”.
Um sistema tão importante para a manutenção e o desenvolvimento da empresa, que precisa ser escolhido com cautela, mentalizando o objetivo de alcançar os melhores resultados.
O investimento em ERPs tem crescido bastante no Brasil nos últimos anos. Segundo estudo da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o país já ocupa o 9° lugar no ranking mundial de investimentos em TI.
Além disso, o valor de U$38 bilhões aplicados em soluções tecnológicas no Brasil representa um aumento de 4,5% entre os anos de 2016 e 2017. Na prática, isso significa muito para o cenário de inovação.
Ao mesmo tempo que o Brasil é conhecido pela alta criatividade e poder de inovação, também amarga a fama de ser altamente improdutivo, por conta de processos ineficiente e burocracia exagerada.
Mas, será que todos esses dados e expectativas refletem de forma direta nos ERPs? Com certeza! Basta pensar nas atribuições de um software ERP para a rotina de uma empresa: desde gestão de estoque até balanço contábil, nada fica de fora.
Isso faz do ERP um dos sistemas mais importantes para negócios de qualquer tamanho manterem a organização e criarem processos mais eficazes, com melhor relação custo-benefício.
Qual é o sistema mais adequado para sua empresa?
Se a sua empresa ainda está na dúvida sobre qual ERP deve contratar, precisa antes avaliar uma série de critérios, como:
- estrutura para atender empresas de diferentes tamanhos;
- possibilidade de escalar a operação conforme a necessidade;
- custo-benefício comprovado da ferramenta;
- qualidade do suporte oferecido;
- reputação no mercado;
- recursos específicos para certos nichos (caso seja necessário);
- entre outros.
O fato é que, decidir pelo sistema que vai controlar toda a gestão do negócio não é tarefa simples, e a escolha não deve ser feita com base em uma avaliação superficial.
Para isso, cada vez mais o ERP Spalla é o software de gestão escolhido pelas empresas. Um dos principais motivos é a facilidade do uso alinhado com recursos de gestão sofisticados em um único sistema ERP.
A proposta do Spalla é alinhar todos os processos da sua empresa, aumentando a sua competitividade no mercado.
Portanto, confira alguns benefícios que essa ferramenta de gestão pode contribuir para sua empresa:
Controle de estoque simplificado
É importante saber gerenciar e ter um controle sobre o estoque da sua empresa, especialmente se a variedade de produtos for grande. As entradas e as saídas precisam ser registradas e fazer isso manualmente demanda um tempo de que nem sempre você dispõe e, o pior, ainda existe risco de erros de lançamento ocorram, certo?
Em uma situação como essa, a automação de processos é vantajosa: a organização/ controle do estoque se torna totalmente automatizada, com todos os detalhes do balanço e do inventário disponíveis em um único lugar facilmente acessível.
Fluxo de caixa fácil
A saúde financeira do seu negócio está diretamente ligada ao controle que você faz do quanto entra e do quanto sai do caixa da empresa. Receitas e despesas devem estar equilibradas ou seu negócio pode afundar em pouco tempo.
Com a automação, o controle do fluxo de caixa fica mais fácil e rápido, diferente do registro manual em planilhas ou em papel. É possível criar uma classificação de origem dos produtos, que te ajuda a saber exatamente de onde saem as suas receitas e o que gera mais gastos, por exemplo. Dessa forma, você também consegue se antecipar quanto às necessidades futuras da sua empresa, evitando surpresas com gastos que não estavam previstos e fazendo um planejamento financeiro adequado.
Procedimentos fiscais seguros e corretos
Na sua empresa, a emissão de notas fiscais é um problema?
O tempo gasto com essa atividade é maior do que o que você tem disponível?
Então, a automação de processos também pode ser bem-vinda para resolver essa questão.
Manter seu negócio em dia com a legislação não é uma tarefa fácil porque envolve inúmeras regras que exigem certo conhecimento. A automação permite um controle fiscal para a prestação de contas de maneira segura e correta. Assim, além de evitar erros, você ganha agilidade ao emitir notas fiscais com dados já cadastrados, sem precisar digitar os dados novamente.
Otimização de tempo nas atividades
Você reparou que, em todos os benefícios que citamos, a otimização do tempo está presente? É porque essa é uma das grandes vantagens da automação de processos. Com atividades automatizadas, você e seus funcionários ganham mais tempo para se dedicarem a outras tarefas e não apenas às operacionais e administrativas.
Viu o quanto a automação de processos pode ser útil na sua empresa?
Se você ainda tem dúvidas se é hora de implantar um ERP, entre em contato e agende uma demonstração!
(fontes: Rock Content)