Industrias: Quais processos podem ser gerenciados pelo software ERP

processos gerenciados pelo software ERP

As indústrias precisam utilizar algum sistema ERP com capacidade de controlar a produção, para gerenciar seus negócios, identificar problemas e conseguir melhor proveito de suas máquinas e colaboradores.

Isso porque com o crescimento da concorrência, é a gestão organizada que gera mais competividade e produtividade.

No entanto, algumas indústrias acabam ainda utilizando planilhas improvisadas, o que torna o processo desorganizado e suscetível a erros, ou utilizam sistemas de gerenciamento básicos que não atendem as demandas de organização e gestão e de todo o processo de produção.

Sendo assim, esse artigo explica qual a importância do sistema ERP para as indústrias, e quais são as vantagens em adotar esse software para sua empresa e quais processos podem ser gerenciados pelo sistema.

Sistema ERP

ERP é um sistema de gestão para empresas que integra todas as informações e processos em um banco de dados. Ou seja, ao invés de usar um sistema ou uma planilha para cada setor da sua indústria, você pode contar com o ERP para integrar todos os setores.

Benefícios de implantar um sistema ERP em uma indústria

De uma forma resumida, os principais benefícios são:

  • O aumento da produtividade: Com o sistema de ERP você pode controlar todo o processo de produção.
  • Redução de custos: Uma boa implantação de um ERP em uma indústria pode ser um grande poupador de gastos desnecessários. O sistema permite reduzir despesas administrativas, além de um controle minucioso do estoque de vendas.
  • Segurança de dados: Todos os seus dados ficam armazenados e salvos com backups. Assim, você não perde informações caso seu computador tenha algum problema.

Quais processos podem ser gerenciados pelo sistema ERP?

Uma vantagem em adotar o software ERP é sua capacidade de se adaptar de acordo com as necessidades do seu negócio. Essa tecnologia pode ser personalizada para diversas áreas conforme as necessidades da sua empresa.

Integração de setores

O sistema ERP consegue integrar todos os setores da empresa, otimizando todo o trabalho. Quando um setor precisa de dados ou informações de outro setor, o ERP facilita esse processo. Para gestores, esse fácil acesso ajuda no gerenciamento e no planejamento dos negócios.

Controle de estoques

O controlar o estoque de uma empresa é uma ação que precisa ser muito bem administrada. Para que o controle de estoque seja eficiente, é necessária uma verificação da movimentação dos produtos para evitar faltas ou excessos. O sistema ERP automatiza tudo, pois realiza o inventário, controle de estoque, estrada e saída de notas fiscais e outros procedimentos.

Setor de vendas

Com o ERP o setor de vendas ficará integrado, ou seja, toda a equipe terá as informações necessárias e atualizadas sobre preços e estoque de produtos.

Setor financeiro

A boa organização do setor financeiro pode ser alcançada pela implantação do sistema ERP, que gerencia as contas, como também analisa o efeito dos negócios fechados pela empresa apurando resultados. O sistema ERP permite ao gestor saber de onde veio, e para onde vai todo o dinheiro.

Setor de TI

Quando os setores da empresa são integrados pelo ERP os custos com os serviços de TI diminuem, assim como a demanda de trabalho, pois o software unifica as ferramentas do sistema fazendo a manutenção e atualização otimizando todo o ambiente virtual. É possível ainda hospedar o ERP em nuvem, o que facilita ainda mais o bom funcionamento dos dados virtuais.

Qual sistema de ERP implantar na sua empresa?

Antes de tudo, você precisa escolher o sistema mais adequado para sua empresa.

Para isso, indicamos o sistema ERP Spalla, funciona de forma totalmente integrada, com soluções tecnológicas que buscam simplificar e otimizar os processos da sua empresa.

Ainda está com dúvidas?
[button link=”https://dbmsistemas.com/contato/”] Agende uma demonstração.[/button]

Atendemos todo Brasil.