Gestão estratégica através da Contabilidade.
Contabilidade é a ciência que organiza, registra, demonstra e analisa as variações patrimoniais. Essa atividade existe há milhares de anos e seu início está associado à necessidade do homem em mensurar seu patrimônio, analisar e controlar as operações mercantis.
Com a evolução humana e a busca por melhoria nas técnicas para o registro do patrimônio e operações, a contabilidade aprimorou seus sistemas até chegar aos dias de hoje.
Nesse sentido, a contabilidade é uma fonte de informações relevantes para os gestores nas tomadas de decisões. Em suas demonstrações contábeis e financeiras, é possível analisar a saúde financeira da empresa: caixa, estoques, valores a pagar, a receber, fluxo de caixa, entre outros.
Assim, neste artigo, vamos falar sobre a gestão estratégica da contabilidade!
Afinal, o que faz a contabilidade?
A contabilidade registra, organiza, demonstra, analisa e acompanha toda a movimentação econômica e financeira da empresa. Ela mantém em suas documentações e escriturações os dados de entrada, saída, origem e destino das transações financeiras, além de informações como compras, vendas, estoques, impostos, contribuições, recebimentos e pagamentos. Dessa forma, a atividade contábil assegura a conformidade da organização em relação às informações legais, orientando e garantindo o atendimento às normas e à legislação vigente.
Responsável por manter a conformidade dos registros e demonstrações tanto para usuários internos (gestores) quanto para externos (instituições financeiras, fornecedores, clientes, entre outros), é uma ferramenta na gestão empresarial, pois possui toda informação do patrimônio e movimentação.
Gestão na contabilidade
A sincronização das informações transmitidas pelos departamentos – compras / vendas / financeiro / trabalhista / pessoal / fiscal / tributário – para a contabilidade é uma peça-chave para a consolidação das demonstrações.
Nesse sentido, é necessária uma gestão assertiva dos dados, devido à quantidade de informações que a contabilidade precisa organizar para gerar suas demonstrações e relatórios. Além disso, também é necessário organizar a elaboração das tarefas de entrega e gerenciamentos das obrigações que são transmitidas ao fisco.
Atualmente, existem no mercado opções para automatizar a gestão contábil, sendo possível fazer a importação das informações necessárias, como lançamentos financeiros – de contas a pagar e receber -, conciliação bancária, escrituração de notas fiscais através da importação do arquivo digital, e automatização na emissão de guias para recolhimento de impostos e contribuições.
Gestão estratégica
O avanço tecnológico contribui para aperfeiçoar processos e trazer agilidade na execução das rotinas e procedimentos. Como benefício podemos citar a redução de tempo gasto na consolidação de documentos, rapidez na inclusão e transferência de informações, segurança e facilidade de armazenamento.
Ao alinhar com os gestores os procedimentos e os sistemas na organização para a comunicação com a contabilidade, o profissional dispõe de um maior tempo para auxiliar os empresários na gestão dos negócios, com demonstrativos e relatórios consistentes para direcionar a empresa nas decisões de planejamento empresarial.
Conclusão
Tendo em vista o que foi exposto ao longo deste artigo, vale ressaltar que para que a movimentação econômica e financeira seja efetuada em conformidade, é necessário um profissional contábil.
Esse profissional possui o conhecimento e o entendimento para orientar a organização quanto às normas e à legislação vigente, e para as situações de informações automatizadas, ele quem poderá informar se a vinculação necessária para consolidação dos relatórios gerenciais, em que o gestor poderá acompanhar a saúde financeira da empresa, e as demonstrações para atender o fisco atendem às necessidades.
Se você tiver dúvidas, ou deseja fazer suas considerações, escreva diretamente para a autora: lilianeteixeira@vamosescrever.com.br
Conteúdo Original Blog Arquivei