Cuidar da saúde dos funcionários gera benefícios para as empresas

As empresas já sabem que cuidar da saúde dos funcionários pode ser benefício para ambas as partes e estão investindo em qualidade da vida e bem-estar.

Esse investimento, inicialmente, costuma ser motivado pela retenção de funcionários que buscam nas organizações ganhos não apenas profissionais, mas para sua vida. 

saúde dos funcionários

Ao perceber os resultados positivos que conseguem cuidando de seus funcionários, costumam ampliar esse programa.

O cuidar da saúde dos funcionários passa a fazer parte da gestão de pessoas e deixa de ser apenas uma obrigação em prezar pelo bem-estar do colaborador para se tornar um projeto mais amplo de qualidade de vida no trabalho e motivação.

Apostar no capital humano permitiu que as empresas se adequassem as novas exigências dos trabalhadores que buscam por mais flexibilidade e benefícios. Como consequência, essas pessoas trabalham mais motivadas, conseguem ter uma produtividade maior e o engajamento com a organização aumenta.

Cuidar das pessoas não apenas melhor a saúde delas, mas da empresa como um todo que passa a ter resultados positivos e uma melhora no seu desempenho. 



Como cuidar da saúde dos funcionários

Para conseguir obter resultados positivos ao investir na saúde dos colaboradores são feitas diferentes ações que proporcionem uma melhor qualidade de vida no trabalho. Muitas vezes, esses ganhos se estendem a família dos colaboradores e até mesmo a comunidade.

Uma das ações mais conhecidas e praticadas há mais tempo é disponibilizar um plano de saúde e um plano odontológico de qualidade. Com isso as pessoas podem cuidar de sua saúde, fazer acompanhamento médico e garantir que estarão saudáveis.

Vale ressaltar que o plano de saúde é um desejo dos trabalhadores e acaba sendo um fator de retenção.

Ações de conscientização também aparecem na lista de como cuidar da saúde dos funcionários. Orientar sobre cuidados a serem adotados, doenças e maneiras de prevenção evitam que o colaborador se afaste por um longo período ou falte por problemas que poderiam ser evitados.

Dentre essas ações estão palestras de orientação sobre doenças mais comuns, campanhas de conscientização, redução do stress no ambiente de trabalho e prevenção de acidentes no ambiente laboral.

O cuidado começa na seleção

Esses cuidados podem começar muito antes de uma campanha de conscientização, pois podem ter início com o exame admissional. 

Ao perceber qualquer tipo de problema com um colaborador na sua contratação, a empresa já pode começar a atuar para diminui-lo. 

Nesse caso é possível encaminhar para que faça o acompanhamento com um médico do plano de saúde e tenha um local de trabalho adequado.

A saúde mental é outra grande preocupação e para garantir que não seja afetada, está cada vez mais comum a jornada de trabalho flexível, trabalho home office, ambientes de descompressão e relaxamento e até acompanhamento com psicólogos e terapeutas.

Todas essas ações visam cuidar da saúde dos funcionários para que eles tenham condições de exercer o seu trabalho. Em contrapartida, há pessoas mais saudáveis e motivadas nas organizações, pois essas se sentem valorizadas e acolhidas.

Como resultado, cuidar da saúde dos funcionários acaba influenciando na produtividade, pois, ao se sentir satisfeita e saudável, a pessoa trabalha com mais afinco e gera resultados mais positivos.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net