O Brasil voltou a comprar mais veículos produzidos no exterior depois do fim das sobretaxas para carros importados, que vigoraram durante cinco anos por meio do programa Inovar-Auto, de proteção aos fabricantes instalados no país.
O primeiro semestre de 2018 marca a retomada do crescimento nas importações de carros depois de pelo menos seis anos, incluídos os cinco em que a política de sobretaxas a importados existiu. O crescimento da compra de veículos estrangeiros tem o triplo do ritmo da importação geral do país – que registra elevação de 17%, em valores, no primeiro semestre.
O crescimento é registrado tanto em dólares como em unidades. O Inovar-Auto vigorou de 2013 a 2017 e aplicava uma alíquota adicional de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na importação de carros a partir de determinada cota. Cobrança essa que era
eliminada se a empresa tivesse fábrica no Brasil ou apresentasse um plano de investimentos em território nacional. A busca por importados ocorre em meio ao que os fabricantes chamam de “reaquecimento” do mercado de veículos, principalmente os mais caros. (Fonte: Valor Econômico).