5 perguntas simples para checar se sua inteligência emocional é superior à média

Nem todos têm essa habilidade desenvolvida ou até mesmo, entendem o que ela significa. Inteligência emocional não é sobre ser emocional. É sobre ser eficaz.

inteligência emocional
(Foto: Dreamtime)

inteligência emocional é uma característica que há um tempo ganhou mais importância no mundo corporativo, mas ainda assim, nem todos têm essa habilidade desenvolvida ou até mesmo, entendem o que ela significa. Inteligência emocional não é sobre ser emocional. É sobre ser eficaz. E é fundamental para aprimorar a liderança e o desenvolvimento profissional e trabalhar de forma mais eficaz com os outros.

Para saber se você atende à essa habilidade, faça a si mesmo cinco perguntas simples e confira se sua posição em relação a outros líderes com alta performance em inteligência emocional.

1. Você compartilha abertamente o que está sentindo?

Alguns líderes não se sentem à vontade para expressar todas as suas emoções. Isso não significa gritar palavrões no corredor com raiva desenfreada quando algo vai mal. É mostrar “honestidade emocional” ao falar a verdade. Isso pode ser compartilhar boas e más notícias ou enfrentar conflitos quando alguém viola a confiança. Muitos têm medo de ser vulneráveis devido a vários fatores – medo, incerteza ou falta de confiança. É quando colocam uma máscara para esconder quem realmente são, o que aparece como falso carisma, microgerenciamento ou agradar as pessoas. Um líder com inteligência emocional, por outro lado, mostra-se com o seu melhor e mais autêntico eu, ao mesmo tempo que honra a autenticidade e o que há de melhor nos outros.

2. Você pratica autocontrole?

Um líder com inteligência emocional é capaz de redirecionar emoções perturbadoras e impulsos e não tira conclusões precipitadas. Quando uma equipe falha em uma entrega, um líder com inteligência emocional resiste ao impulso de sair e apontar o dedo. Ela vai dar um passo para trás, olhar para todos os possíveis motivos pelos quais as coisas não funcionaram como planejado, explicar as consequências para sua equipe e explorar soluções com eles.

3. Você está presente para os outros?

Durante a pandemia, os líderes com alto grau de inteligência emocional não se escondem atrás das telas e dispositivos de seus computadores, nem delegam de maneira conveniente as necessidades de comunicação importantes a terceiros. Eles são altamente visíveis, compartilhando planos para o futuro e abordando questões e preocupações para acalmar medos e apreensões. Os funcionários procuram esses líderes em busca de informações sobre expectativas claras do que está acontecendo quando as coisas estão ruins.

4. Você corre para o conflito (em vez de fugir dele)?

Aceitemos o fato de que o conflito é inevitável quando há seres humanos envolvidos. Em vez de ser passivo-agressivo e evitar conflitos, os líderes com inteligência emocional correm corajosamente em direção ao olho da tempestade. Eles estão perfeitamente cientes de que cortar o conflito com habilidades de escuta ativa para compreender a outra pessoa é uma solução muito mais rápida para resolver um problema do que as consequências negativas de fugir do conflito.

5. Você busca compreensão?

É extremamente importante explorar o “porquê” de como os outros se sentem e se esforçam para ver as coisas de sua perspectiva, não apenas a sua. Desacelerar e tentar compreender o dia-a-dia das outras pessoas e como uma mudança para o trabalho remoto pode estar afetando seu desempenho e bem-estar é uma lição crítica para explorar o “porquê” nas histórias das pessoas. Ao buscar significado e compreensão, permitirá que você forneça a seus colegas de trabalho a solução de que precisam.

Conteúdo Original Época NEGÓCIOS