ROI retorno sobre investimento

conceito e definição

A taxa de retorno sobre investimento, designada pela sigla em inglês ROI ou Return On Investment, consiste em uma métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos. O ROI é dado pela razão entre o lucro líquido alcançado e o investimento efetuado dentro de um dado período.

Originalmente utilizado em finanças, o ROI é um dos muitos indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício com relação aos investimentos. Esta taxa tem sido utilizada principalmente com o objetivo de avaliar investimentos realizados.

Nesse caso, para calcular o ROI podemos subtrair o ganho obtido a partir do investimento pela quantia gasta com o investimento e dividindo o resultado novamente pela quantia gasta com o investimento. Assim, temos a fórmula abaixo:

ROI = (Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento) / Quantia gasta com o investimento

A taxa de retorno sobre investimento é uma métrica que também pode ser estabelecida em porcentagem. Nesse caso, o cálculo do ROI pode ser feito pela divisão entre o ganho obtido a partir do investimento pela quantia gasta com o investimento, multiplicando esse quociente por 100. Confira a fórmula:

ROI (%) = Ganho obtido / Quantia gasta com o investimento x 100 %

Por meio dessa metodologia também é possível mensurar o lucro líquido obtido por um negócio.

Nesse caso, basta substituir ganho obtido nas fórmulas acima pelo lucro líquido. Antes de efetuar o cálculo é importante levar em conta todas as variáveis relativas ao negócio, que podem impactar no lucro líquido, como frete, custos gerais de operação, etc.