Entenda como você aprende e se desenvolva melhor

Entenda como você aprende

Entenda como você aprende e se desenvolva melhor.
Certa vez, um dos diretores da Endeavor Global me perguntou quais eram os principais elementos que compunham o perfil de um dono de negócio com rápido crescimento. Respondi a ele que provavelmente há muitos perfis, mas todos começam com uma característica comum: empreendedores de sucesso aprendem rápido. A constatação era resultado de uma convivência de mais de dez anos com vários empreendedores selecionados pela Endeavor Brasil.

Apesar de ter essa convicção, eu não sabia como aqueles empreendedores aprendiam tão rapidamente diante de uma determinada situação. O que sabia era que havia uma enorme diferença em como ele(as) aprendiam, pois seus perfis eram muito diversos.
Sendo assim, como explicar o processo de aprendizado de pessoas tão diferentes?

Uma parte da resposta veio algum tempo depois, quando conheci o trabalho do professor Howard Gardner, da escola de educação da Universidade de Harvard. Suas ideias são antigas, da década de 1980, e muito conhecidas, principalmente por pedagogos. Mesmo assim, a Teoria das Inteligências Múltiplas organizou meu conhecimento sobre como os empreendedores aprendem.



Para Gardner, o que normalmente chamamos de inteligência é a capacidade lógica-matemática de resolver problemas. Ter um QI alto representa ter capacidade de resolver questões de forma lógica. Toda a nossa educação formal foi construída a partir dessa associação: provas nas escolas, vestibulares, concursos públicos. Quem não tem essa “inteligência” geralmente se frustra pois acha que não consegue “aprender”. Mas a teoria das inteligências múltiplas defende que há outras abordagens. Quando uma pessoa descobre qual é sua inteligência principal, o aprendizado se torna muito mais fácil e rápido.

Se der algum crédito para a teoria de Gardner, faça um teste rápido para descobrir quais são as suas inteligências principais. Clique aqui para encontrar alguns testes. Depois, entenda como pode aprender melhor e mais rapidamente, considerando estas novas descobertas. Também pode ser interessante estudar a trajetória de empreendedores que tinham inteligências semelhantes às suas.

Preparei um pequeno resumo das inteligências múltiplas abaixo e inclui algumas sugestões de empreendedores, para que você busque mais informações a respeito.

Lógico-matemático Facilidade de calcular, quantificar, pensar de forma lógica e fazer deduções. Não é surpresa então encontrar empreendedores com formação em exatas, como Jeff Bezos (Amazon), Bill Gates (Microsoft) e Sergey Brin e Larry Page (Google).

Linguística Facilidade de escrever ou falar para atingir objetivos. Se este for seu caso, preste atenção em empreendedores como Howard Schultz (Starbucks), Oprah Winfrey ou Alberto Saraiva (Habib’s).

Espacial Capacidade de aprender observando situações, objetos e interações. Especialidade de pessoas como Steve Jobs, Walt Disney, David Kelley (Ideo) e Richard Branson (Virgin).

Corporal-cinestésico Aprende de forma mais interativa, vivenciando o fato. São empreendedores que gostam de estar com seu público, colaboradores e parceiros, como Phil Knight (Nike), Sam Walton (Walmart), Bill Hewlett e David Packard (HP) e Luiza Trajano (Magazine Luiza).

Interpessoal Entendem as pessoas e sabem tirar o melhor delas. Se for assim, preste atenção em Jorge Paulo Lemann, Marvin Bower (Mckinsey), Salim Mattar (Localiza), Carlos Lima (Integration).

Musical Habilidade para reconhecer, compreender, criar, replicar e perceber sons, ritmos e tons musicais. É o que tem facilidade de aprender ouvindo. Além de empreendedores do ramo musical, como Andrew Lloyd Webber e Roberto Medina (Rock in Rio), Richard Branson (Virgin) já explicou como a música o ajuda a desenvolver negócios.

Naturalista Compreensão e conscientização do todo, do mundo natural, do contexto amplo de uma situação. Tem visão sistêmica. Empreendedores como Anita Roddick (The Bodyshop), Gary Hirshberg, John Mackey (WholeFoods) e Luis Seabra (Natura) poderiam se enquadrar nesta abordagem.

Intrapessoal Compreensão de si mesmo, que ajuda a alcançar objetivos. Mais facilmente observável em crianças e jovens que são mais seguros de si. Empreendedores como Guy Laliberte (Cirque do Soleil), Yvon Chouinard (Patagonia), Thomas Edison (GE), Abraham Kasinski (Cofap) poderiam ser classificados nesta categoria.

Além de descobrir quais são suas inteligências principais, reflita quais estão faltando para o seu negócio. Um empreendedor mais espacial pode demandar alguém mais lógico-matemático, como aconteceu com a dupla Steve Jobs (espacial) e Steve Wozniak (lógico-matemático), por exemplo.
Empreendedores que aprendem a ser mais “inteligentes” e sabem que precisam de outras inteligências empreendem mais e melhor!

Fonte: PEGN