Rally (também conhecido como Rali ou Rallye) é uma forma de competição automobilística disputada em vias públicas ou privadas com veículos de produção modificados ou especiais como Pickups, caminhões motos e automóveis convencionais.

Este esporte se distingüe por não ser disputado em autódromos, mas em um formato ponto-a-ponto no qual os participantes e seus co-pilotos (conhecidos também como navegadores) dirigem entre pontos de controle determinados (estágios), partindo em intervalos regulares a partir de um ou mais pontos de partida.

Ralis podem ser vencidos por percorrer o trecho no menor tempo possível (Rali de Velocidade), por percorrer o trecho dos estágios mais próximo possível de um tempo predeterminado (Rali de Regularidade) ou por completar o número de voltas antes.

O automobilismo é um importante capítulo da história de Erechim. E através dele, o nome da cidade tem sido levado aos quatro cantos do mundo com a realização do Rally Internacional de Erechim.

O evento é realizado na cidade, desde 1998, sendo considerado por 6 anos consecutivos a maior e melhor prova de eventos regionais FIA na América do Sul e um dos principais eventos esportivos do continente, conferindo a Erechim o título de Capital Brasileira do Rally.

Para ver mais fotos, visite o site oficial do Rally Erechin

RALLY CIDADÃO

Todos os anos o Rally promove diversas ações de cunho socioambiental. Graças a essas diversas ações, podemos dizer que hoje o evento não é somente uma prova esportiva. Para fortalecer os laços com a comunidade e unir todos os esforços, foi criado o Selo Rally Cidadão, abrangendo ações educativas e de conscientização, visando causar um impacto positivo na sociedade. Entre as ações do Rally Cidadão estão;

Rally na Escola: Em Erechim as crianças tem contato com o Rally desde cedo, além de visitas ao parque de apoio, são realizadas ações nas próprias escolas, como concurso de desenhos e encontro com competidores. Mais de 3.500 crianças tiveram essa oportunidade, apenas em 2014.

Doação de Sangue: Todos rallyzeiros que fizeram doação no Banco de Sangue de Erechim no mês que antecedeu a prova, receberam um voucher para trocar por um brinde exclusivo do evento na Rally Store.

Carbono Zero: Em 2013 o Rally Erechim recebeu o título de Amigo da Floresta, pela neutralização de 153,2 toneladas de gases do efeito estufa. Foram plantadas 1.010 mudas de árvores nativas – o dobro do exigido pelo Cálculo do Instituto Brasileiro de Florestas. Este ano, seremos avaliados novamente pelo IBF, dando continuidade a ação.

Doação de Alimentos: Várias entidades sociais recebem os alimentos arrecadados nos dias de prova. A arrecadação é de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) por pessoa, que serve como forma de ingresso ao parque na sexta-feira, sábado e domingo.

Educação no trânsito: No Rally Erechim os pilotos também são exemplo. Em 2014, assim como foi em 2013, todo passarão pelo teste do etilômetro, visando conscientizar sobre os riscos da combinação entre álcool e direção. Já para as crianças, haverá a Escola de Trânsito, ensinando com diversão as normas de trânsito. Estas e outras ações já executadas, alinham o Rally Erechim com a campanha mundial FIA ACTION FOR ROAD SAFETY, promovida pela FIA.

O RALLY ECOLÓGICO

Já faz parte da programação do evento em Erechim. O projeto é desenvolvido anualmente em parceria com entidades e instituições que tenham a mesma preocupação: cuidar do meio ambiente. Ações educacionais, recolhimento de lixo, trabalho que já foi destacado e reconhecido pela sua importância, e tem ganhado também o apoio do próprio torcedor, que cada ano se mostra mais consciente e engajado na causa do Rally Internacional de Erechim.